Centro de Relacionamento Intrapessoal, Interpessoal e Aprendizagem

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Jogos e brincadeiras na Educação Infantil

A vida escolar é regida normas, dessa forma, brincar na escola não é a mesma coisa de brincar em casa ou num parque. Por isso, os jogos tem objetivos bem definidos quando ocorrem na escola, pois é uma estratégia para a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da criança. O lúdico é uma ferramenta muito importante na pré-escola, E dos 4 aos 6 anos de idade a criança precisa de atividades que a ajudam a desenvolver habilidades para resolução de problemas, socialização e que desenvolvam a criatividade.


Atividades

1. Objeto misterioso
Idade a partir e 5 anos
Disciplina: Comunicação e expressão e Artes
Objetivos: desenvolver a criatividade, a expressão oral, explorar o sentido tátil
Disciplina: Lógica
Material: 1 m de TNT preto, objetos diversificados (bola, boneca, argola, apagador, esponja de aço

1. Coloque o TNT por cima do objeto, segure para que as crianças não o vejam;
2. As crianças palparão o objeto, mas com o TNT cobrindo-o, e deverão dizer o que está por baixo do tecido.



2. A sopa
Idade: acima de 5 anos
Objetivos: desenvolvimento da escrita, trabalhar o alfabeto
Disciplina: Comunicação e expressão

Material: letras do alfabeto de EVA ou de papel, uma panela grande, uma colher.

Preparando a atividade:

1. Divida a sala em grupo;
2. Entregue para Ada grupo letras do alfabeto;
3. Use uma panela grande com uma colher


Desenvolvimento

1. Explique que será feito uma sopa, e que os alunos escolherão os ingreditentes conforme for sendo pedido;
2. A professora pedirá os ingredientes: “Eu preciso de ingredientes que iniciam com a letra A (por exemplo).”
3. Um aluno de cada grupo colocará a letra pedida na panela e dirá qual ingrediente representa, por exemplo: A= arroz; M= milho
4. Todos ingredientes que são alimentos serão aceitos;
5. Nessa atividade surgem dúvidas com a escrita de certos ingredientes como chuchu, jiló.
6. Ganha a brincadeira, quem usar todas as letras.


3. Apresentação da negação

Idade: a partir de 5 anos
Disciplina: Lógica e comunicação e expressão
Objetivos: desenvolver o raciocínio lógico e a comunicação verbal.
Materiais: nenhum

Desenvolvimento
1. Divida a classe em duplas;
2. As crianças deverão se apresentar para as suas duplas, mas usando a negação:
“ Eu não sou alta.”
“ Eu não tenho cabelos pretos.”
“ Eu não sou mau aluna.”
“ Eu não sou teimosa.”
“ Eu não uso óculos.”
“ Eu não gosto da cor.............”

4. Se alguma criança errar a apresentação, dizendo “eu sou” , ou falando uma característica que compromete uma negação anterior, sairá do jogo.
5. A atividade será feita em 3 rodas sendo que na primeira forma-se duplas, na segunda trio e na terceira um quarteto.


4. Interpretando a música.

Idade: acima de 5 anos
Disciplina: Comunicação e expressão e Arte
Objetivos: desenvolver a criatividade e estimular a audição musical
Materiais: cartolina, lápis de cor, Cd com músicas infantis, aparelho para tocar o CD.


Desenvolvimento
1. Divida a classe em grupos ou em duplas;
2. Cada grupo recebe uma cartolina e duas caixas de lápis de cor;
3. Coloque trechos de músicas,
4. Em cada trecho o grupo escolherá um desenho que será feito na cartolina, representando a música, pode ser algo que foi cantado na música.
5. Ao término da atividade os grupos apresentarão os desenhos para que os colegas identifiquem a qual música pertence, ganha o grupo que teve mais desenhos identificados, dessa forma poderá ter vários ganhadores.



5. Associação

Idade: acima de 5 anos
Disciplina: Comunicação e expressão e Arte
Material: figuras diversas, mas pares: 2 cachorros, 2 bananas, 2 chuveiros, 2 palhaços, 2 carros, 2 bolas, 2 petecas, fita adesiva.


Desenvolvimento

- Faça um circulo, no pátio, ou na quadra;
- Cada criança recebe uma figura, depois que o aluno ver a figura, ela será fixada nele com uma fita crepe, mas com a figura virada, porque os demais alunos não poderão vê-la;
- Os alunos deverão ir para o meio da roda, fazendo a mímica e o som da figura que recebeu;
- Deverão ao mesmo tempo procurar o seu par;
- Quando encontrar não poderá falar qual figura representa e nem mostrar a figura que recebeu.;
- Os pares sairão do meio do circulo;
- após todos encontrarem seus pares, deverão mostrar a mímica que fizeram e também a figura que representaram.






















6. BINGO ANIMAIS

Idade: acima de 5 anos.
Disciplina: Natureza e sociedade
Objetivos: Desenvolver o raciocínio e o conhecimento das características dos animais.
Material: sulfite, figuras de animais, cola, tesoura

Preparando a atividade

- Faça cartelas cartela tem 5 animais e 2 quadrinhos para cada animal. Cada quadrinho corresponde a uma característica, se a característica corresponder a mais de um animal, a criança marca os animais que tem a mesma característica.
Exemplo: tem bico – o passarinho tem bico, o galo tem bico, o pato tem bico- então todos serão marcados.






Ganha quem completar a cartela.

2 comentários:

  1. Olá Sheila!
    Como posso adquirir estas revistas?
    Principalmente as de Alfabetização.
    Amo essa turminha.
    Bjs
    Selma

    ResponderExcluir
  2. Olá, Selma
    Obrigada pelo carinho.

    As revistas são vendidas nas bancas, tem todo mês, são da Editora Alto Astral.
    Bjs

    ResponderExcluir